top of page

O DESIGN DOS SEUS SONHOS: PASSO A PASSO PARA CONTRATAR O MELHOR ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA PARA VOCÊ


porta de entrada do studio Athos em fase de obra com placa indicativa do escritório e maçaneta eletrônica

Foto: Obra do projeto Athos, Acoá Arquitetura 


Você já se imaginou num espaço que é a sua cara e que te dá orgulho de dizer que é seu? Já pensou em como seria maravilhoso passar por um processo de projeto e obra sem desilusões ou dores de cabeça?


Independentemente se estamos falando em um projeto residencial, comercial ou corporativo, temos certeza de que o nosso trabalho facilita o processo de renovação ou construção de quem nos procura. Daí surge em você, leitor, a questão de como saber qual escritório contratar? Será que deve considerar o Acoá? Nesse post, daremos o caminho das pedras para lhe ajudar a chegar à melhor solução, mas já adiantamos que sim, considere o Acoá Arquitetura!


sala de estar pequena com sofá e televisão, ambiente bem iluminado e amplo com estilo moderno e contemporâneo

Foto: Projeto JTR, Acoá Arquitetura


Temos um vídeo no nosso canal do YouTube (clique aqui para acessar) no qual explicamos a fundo os motivos de valer a pena a contratação de profissionais para pensar o seu espaço. As soluções arquitetônicas e de design para um espaço garantem a união perfeita entre estética e funcionalidade. Cada caso é um caso, mas quem não quer um lindo piso e se despreocupar com riscos ou manchas? Quem não gostaria de conseguir expor objetos pessoais, demonstrando personalidade, sem precisar ficar limpando o pó? Ou ainda, quem é que não gostaria de poder andar em casa sem a necessidade de ficar se espremendo por entre móveis superdimensionados ou mal alocados? 


E a essa altura você pode estar pensando em algum conhecido que teve um desentendimento com os seus arquitetos ou decoradores. Sim, infelizmente pode acontecer, e é algo suscetível a todos os profissionais da área. Para garantir a sua paz e satisfação, é importante que você faça um pequeno procedimento que essencialmente é sobre investigar a si mesmo. Segue o caminho das pedras:


dupla de arquitetos trabalhando tomando notas em caderno, em sessão de brainstorming

Foto: Equipe Acoá, Acoá Arquitetura


1. Tenha claros os seus objetivos


Quais seriam seus interesses estéticos e práticos? É sobre ter claridade de qual é o seu gosto e o que sabe que precisa para o seu bem estar. Separe referências de tudo o que gosta, junte imagens o suficiente para que qualquer arquiteto possa ver, analisar e captar seus sonhos. 


Também é uma boa ideia ter uma lista de o que quer fazer no ambiente. Se for algo novo, qual a lista de desejos para ali? Precisa de espaço para objetos específicos? Se é uma reforma, além dos interesses, o que não funciona ou precisa melhorar no espaço atual?


Num primeiro contato com o escritório de arquitetura, já ter esse tipo de informação pode garantir um processo assertivo, e o perfeito entendimento de qual caminho seu projeto precisa seguir.



cozinha moderna em casa de praia, com ilha, bancada de granito preto e iluminação amarela, quente, baixa

Foto: Projeto VK06, Acoá Arquitetura


2. Pesquisa de escritórios


Se você está aqui, acreditamos que seja por estar considerando o Acoá. Nesse caso, é só clicar aqui para entrar em contato conosco!


Com os seus objetivos esclarecidos, poderá partir para a pesquisa dos escritórios que poderiam lhe atender. Independentemente se foram indicação de conhecidos, achados no Google, ou descoberta de redes sociais, cada experiência é individual e o seu processo pode ser completamente diferente do de outra pessoa. 


Não deixe de analisar os portfólios e o que cada profissional tem a dizer nas suas redes sociais. Você pode até não se identificar com o estilo do escritório, mas é importante captar se os valores dele conversam com os seus.



3. Aprofundamento e consultas


Sempre que ficar dividido, é o momento de entrar em contato e fazer perguntas diretas, explicar seus interesses, e ouvir se o que recebe de resposta lhe parece positivo.


Dependendo do caráter do seu projeto, do local e das demandas, pode ser viável organizar um encontro com os profissionais no local de intervenção, para que possam avaliar as demandas do projeto. É bom para você, pois lhe permite julgar o andamento da interação e sentir-se seguro em prosseguir com a contratação.


Muitas vezes, uma visita ao local é dispensável, e já pode seguir para o próximo passo.


4. Receber e analisar propostas


Diferentes escritórios podem apresentar seus escopos e honorários de diferentes formas. No Acoá Arquitetura, gostamos de fazer uma reunião online, na qual além de darmos informações de valores e formas de pagamento, também explicamos como será o seu processo de projeto.


É importante, ao comparar diferentes possibilidades, que as informações em questão sejam equivalentes. Pontos interessantes de serem abordados são quais são as etapas de projeto, como são seus prazos, o que inclui ou não, como seria o andamento do serviço na fase de obra….


É o momento de sentir segurança, avaliar prós e contras, e tomar uma decisão.


ambiente de trabalho de arquitetura com moodboard em planilha de análise de custos no celular

Foto: Acoá Arquitetura


A contratação de um escritório de arquitetura ou design de interiores não é banal e nem apenas sobre uma boa estética para o seu espaço, mas também é crítica para o seu conforto e bem estar. Com o caminho que demos aqui, o escritório que você escolher estará comprometido com realização de sonhos, excelência e cuidado. 


O Acoá Arquitetura está de portas abertas para você. Entre em contato conosco para solicitar orçamento ou tirar dúvidas. E se estiver hesitante, nossas redes sociais são @acoaarquitetura (Instagram, YouYube e Tik Tok).  


Se conseguimos te ajudar ou nortear, deixe seus comentários e compartilhe esse texto com quem você acha que pode se interessar pelo assunto, nos ajudará bastante! Até logo!





14 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page